Saturday

GNOCCHI - rapidinho

03 Dez 2011

Read in ENGLISH



Na culinária italiana, gnocchi é, provavelmente, meu prato favorito entre tantos outros. Desde há muito tempo, faço gnocchi em casa. Mas não foi sempre assim. Nos tempos de dias corridos, quando as refeições eram feitas a toque de caixa para que todos os compromissos do dia coubessem nas poucas 24 horas nele contidas, não dava pra fazer massa, enfarinhar tudo, fazer cordões, cortar, rezar para que não começassem a grudar um no outro até a hora de cozinhar, enfim, não rolava. Até o dia que conheci esta engenhoca que, tenho certeza, a maioria de vocês conhece também, mas se ainda não experimentaram, eu recomendo. Aprovadíssimo até no preço, pois é baratinho nas lojas de 1,99. Tão bom que até comprei um sobressalente para trazer para a Coréia!

A pessoa que inventou este aparelhinho foi mesmo genial!
A sugestão de molho de hoje, foi uma inspiração imediata quando abri o blog da Fabi (Fab's Food):

Um molho de tomates com manjericão e espinafres, coberto com um molho branco e queijo ralado, e gratinado no forno. Ela fez o molho branco com mascarpone, mas como eu não tinha em casa, fiz um molho branco simples com queijo Grana Padanno. Ficou uma maravilha!

A receita sempre fiz a olho, mas hoje medi tudo para que pudesse passar para vocês.

GNOCCHI

500g de batatas (aprox. 4 médias)
1 ovo
1 colh. de chá de sal
1 1/4 xíc. de farinha de trigo (aprox.)

Cozinhe as batatas com as cascas numa panela, com água suficiente para cobrir totalmente as batatas, até amaciar. Tire do fogo e escorra a água. Encha a panela com água fria e deixe as batatas esfriarem um pouco.

Descasque e passe as batatas pelo espremedor, deixando cair em uma tigela.


Junte o ovo e o sal, mexa bem.



Junte a farinha aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.

A massa deve ficar ainda um pouco pegajosa, mas deve reter uma forma de bola, ou seja, é o ponto imediatamente antes do ponto de enrolar. Dependendo da farinha, você poderá precisar de um pouco a mais ou a menos.


Agora, é só encher o aparelho com a massa e posicioná-lo na borda da panela com água fervente. Aperte o êmbolo e corte com a pazinha que acompanha o produto.


Cuidado, pois ao cair na água, as bolinhas podem produzir respingos de água quente nas suas mãos, portanto, você pode usar luvas se desejar (as de latex já protegem o suficiente).

Quando os gnocchis começarem a boiar na água, retire com uma escumadeira e coloque na travessa de servir, regando azeite em cada camada.





MOLHO DE TOMATE COM ESPINAFRE

1 1/2 xíc. de molho de tomate com manjericão, ou de sua preferência (feito em casa ou comprado pronto)
100g de folhas de espinafre lavadas, bem escorridas e cortadas grosseiramente

Ferva o molho e acrescente as folhas de espinafre, deixando ferver por mais alguns minutos somente o suficiente para cozinhar as folhas.


Regue por cima do gnocchi já cozido, que deverá estar arrumado em um refratário.

MOLHO BRANCO DE QUEIJO

1 1/2 xíc. de leite
2 colh. de sopa de amido de milho
50g de queijo parmesão de boa qualidade (usei Grana Padanno)
sal e pimente do reino branca a gosto

Ferva 1 xíc. de leite.

Dissolva o amido no leite restante (frio) e junte ao leite fervente, mexendo sempre até engrossar, em fogo moderado.

Junte o sal, pimenta e queijo, mexa e apague o fogo.

Despeje sobre o gnocchi que já foi banhado com o molho vermelho.


Polvilhe queijo ralado a gosto e leve ao forno bem quente para gratinar por alguns minutos.





15 comments:

  1. Oi Xará

    Sabe que nunca usei essa máquina? rsss...faço meus nhoques na mão mesmo, acho que tenho que arranjar uma, pelo que vejo ela funciona mesmo muito bem né?

    Agora esse molho: me conta!!! Que coisa mais boa, minha gente, eu amei!!!

    Abraço, boa tarde, ou boa noite né? me perco no fuso...rssss

    ReplyDelete
  2. Rê, essa engenhoca realmente é uma mão na roda! Depois que descobri ele nunca mais fiz aquela lambança na cozinha! rsss
    Nhoque tbm é um dos meus pratos italianos favoritos e adorei sua versão, assim como o molho de tomate com espinafre! Ficou super apetitoso e lindo!
    Bjs e bom final de semana!

    Ahh, sempre esqueço de perguntar, o que é pandam que eu costumo ver em blogs asiáticos??? Morro de curiosidade em saber o sabor e ver se tem algum substituto por aqui!

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    O seu nhoque tá me deixando doida, que aparência mais apetitosa! O molho deve ser uma delícia e as fotos fazem qualquer um babar, rsrs.

    Beijoca!

    ReplyDelete
  4. Une gratin de gnocchis vraiment délicieux et cette machine à les fabriquer elle est extra
    Je te souhaite une belle soirée
    Valérie

    ReplyDelete
  5. Olá Renata que lindo seu nhoque, ficou perfeito,e a julgar pelas fotos, maravilhoso. Adoro nhoque e só gosto assim, caseiros. Essa engenhoca já vi a venda mas nunca me interessei por achar que não valia a pena, mas vendo seu passo a passo, mudei de idéia. Bela apresentação e refeição. Bjos. Ótimo final de semana

    ReplyDelete
  6. Renata, que maravilhosos Gnocchis :o Parecem feitos à mão :o
    Minha tia já tinha me falado dessa engenhoca, mas eu duvidei :s
    Essa semana vou procurar o meu, hehe
    Menina, eu tenho alergia e quanto menos trabalhar com farinha melhor!
    O melhor de tudo, é que Gnocchis não precisam ser mais opções esporagicas no cardápio nosso de cada dia. Já que é tão prático de fazer com essa maquininha :)))
    Adoooooorei! Obriagda por mostrar :)
    Não preciso nem dizer que os nhoques ficaram super apetitosos :P
    Água na boca total :P
    Que seja muito legal sua passagem por nossa terrinha amada :)
    Um beijo,
    Queila

    ReplyDelete
  7. Tia, que delicia!!!! Amo nhoque. Minha mae tem uma nhoqueira e já quis me dar varias vezes, mas eu sempre enrolo e nunca trago pra casa. Acho que tá na hora de trazer e começar a fazer mais nhoque.
    bjao

    ReplyDelete
  8. miammm!!!!

    tenho essa máquina e nunca usei...

    chegou a hora: muito obrigada!

    ReplyDelete
  9. Renata, esta aí uma perdição para mim, e com essa máquina fica muito mais fácil, adorei.
    A foto do prato está maravilhosa, deu água na boca!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  10. Renata agora entendi porque rapidinho, quero uma maquina dessa então.rsrs

    ReplyDelete
  11. Nossa que prático com esse utensílio!
    A receita tá de dar água na boa!
    Uma ótima semana!
    Beijos!

    ReplyDelete
  12. Renata,
    Nunca tinho visto a maquineta, mas com o teu passo-a-passo e se encontrar o dispara gnocchi no amazon, estou tentada a experimentar. Embora adore gnocchi, vejo em muitos programas de culinäria como tantas coisas podem correr mal e acabo por ficar com medo de falhar.
    Os teus molhos estão tb absolutamente tentadores!!!

    bjs e boa semana

    ReplyDelete
  13. Oi Renata,
    Acho que vou fazer ele hoje para o meu marido, pois é o prato preferido dele.
    Adorei o molho de tomate com espinafre.Deve ficar muito bom.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  14. Oi, Re,

    Acontece muito de eu vir aqui atrás da receita recém-postada (como acontece agora, com o bolo Peteleco) e não a encontrar. Por que será, né? Esta é uma das razões de os meus comentários serem feitos com atraso, rsrs.

    Beijoca, mais tarde eu volto!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...